quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Paternidade: uma tarefa diária!


Veja as dicas para que os pais se tornem mais presentes na vida dos filhos desde os seus primeiros dias de vida

Celebrada todos os anos no segundo domingo de Agosto, o dia dos pais é uma data comemorativa na qual são feitas diversas homenagens para todos e eles, ou para aqueles que representam a figura paterna. Nesta data filhos e filhas, celebram o relacionamento fraternal entre a família com presentes, mensagens, beijos, abraços, e demonstram todo o carinho e gratidão a esses grandes ídolos.
São poucas as definições que se encaixam quando é necessário falar desse amor, eles viram cobaias quando suas filhas gostam de maquiar e pentear, se transformam em super-heróis quando seus filhos são grandes aventureiros, se tornam pais quando seus filhos precisam que eles sejam e melhores amigos quando a única coisa necessária é um ombro, por isso, não se pode deixar de homenageá-los nesse dia que foi reservado especialmente para esses grandes homens.
Atualmente os pais estão mais presentes na vida dos filhos desde os seus primeiros dias de vida, pois essas tarefas eram mais designadas às mulheres: mães, avós, irmãs mais velhas, babás. Hoje, nossa cultura permite uma maior aproximação dos pais às necessidades do recém-nascido, e mostra uma transformação no papel paterno.

As psicólogas do grupo terapêutico Núcleo Corujas, Raquel Benazzi e Luciana Romano, afirmam que é necessário estar presente durante todo o processo, desde  a gestação até a hora do parto, e assim amadurecer a ideia de que a partir de agora, se tornarão pais.

“Ouvimos falar muito sobre o pai ser mãe, então a mãe deve permitir que ele exerça esse papel. Se ele se sentir à vontade, encorajado, estimulado pela mulher, ele poderá realizar as atividades de cuidados com o bebê e participar de todos os momentos, até mesmo da amamentação”, destacam.

As profissionais selecionaram dicas essenciais para os pais que estão curtindo a paternidade e querem exercer seu papel e ajudar a mamãe:

·         Durante a gestação, auxilie nas escolhas do enxoval do bebê e na decoração do seu quarto;
·         Escute seu filho na barriga e converse com ele;
·         Esteja presente nos momentos importantes como ultrassom e o principalmente na hora do parto;
·         Durante o parto se conseguir, corte o cordão umbilical, muitos médicos já permitem essa prática;
·         Na maternidade, ajude nos cuidados básicos e na recepção dos amigos e familiares;
·         Em casa, auxilie no banho, troca de fraldas, fazer o bebê arrotar após as mamadas, e sono do bebê.
·         Perceba a sua importância na vida de seu filho, como ele fica calmo com a sua ajuda. Assim, a relação do casal se fortalece;
·         Durante o banho interaja, faça Shantala e carinho em seu bebê;
·         Aproveite todos os momentos e consiga observar que você pode fazer todas as atividades assim como a mãe, e se tornar tão importante quanto.
·         Brinque com seu filho como se você também fosse uma criança. Coloque o filho nos ombros, brinque de cavalinho, ensine-o a jogar bola e a andar de bicicleta, conte suas histórias.

“Pai é aquele que auxilia na criação, coloca limites, dá carinho e quer estar junto do seu filho, isso sim irá criar vínculos e fortalecê-los. Aproveite tudo o que um homem tem maior facilidade em fazer: Seu papel é sempre muito importante no desenvolvimento global de seu filho!”, concluem as profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário