terça-feira, 22 de dezembro de 2015

É possível recuperar o espírito natalino das crianças?


O Natal é período mágico com muitos motivos para reunir a família, porém é possível perceber o enfraquecimento do verdadeiro sentido da comemoração, principalmente nos pequenos. As crianças se preocupam em enumerar listas de presentes que ganharão dos pais, familiares e papai noel, mas será que mesmo com a concorrência dos presentes é possível mostrar a eles qual é o verdadeiro sentido do Natal?

As psicólogas do Grupo Terapêutico Núcleo Corujas, Luciana Romano e Raquel Benazzi, acreditam que é possível valorizar a reunião familiar e fazer as crianças entenderem o simbolismo da data. “Faça com que o Natal se torne um momento especial para família, comece bem antes com a montagem da árvore, use o Natal até para atividades como: pinturas de desenhos, leitura de histórias, enfeites pela casa, biscoitos com a temática”, afirmam.

Para manter a magia, o mais importante é estar junto às crianças, para que elas entendam as tradições e os costumes que cada família tem. Quando os pais conhecem os filhos é possível compreendê-los e fazer com que cada momento seja especial. Criar brincadeiras, jogos e amigo secreto, faz todos se aproximarem, e esta pode ser a oportunidade dos pais resgatarem a criança interior que possuem e divertirem-se com os filhos.

As crianças são muito lúdicas. Aprendem a se expressar e elaborar seus conflitos através do brincar. Faça uso de filmes, jogos, livros infantis e atividades lúdicas que permitam maior entendimento do espírito natalino, tanto para a criança quanto para a família toda, afinal o resgate pode servir para os adultos também”, destacam as especialistas.

Além disso, é importante estimular todos os membros de sua casa a participar de ações beneficentes com pessoas carentes, fazer doações de algo que é seu, como brinquedos e roupas que possam ser mais úteis a outras pessoas, mostram aos filhos o verdadeiro espírito do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário