quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Como impor limites aos bebês e crianças?

Fonte: Blog Miss Mãe


Olá minhas amoras lindas!!!

Estamos enfrentando uma fase bem chata e difícil na educação do bolotinha. Henrique está cheio de vontades, não aceita o não, desafia tudo e todos e nos testa a todo tempo. Me deparei com um questionamento que imagino ser o mesmo de muitas mamães: Como impor limites a um bebê de apenas 1 ano e meio? A gente lê tanta coisa, mas na prática tudo é tão diferente, não é mesmo? Por isso conversei com as amoras psicólogas Raquel  Benazzi e Luciana Romano do Núcleo Corujas e elas me apresentaram a situação de uma maneira clara e dentro da realidade. Gostaria de dividir com vocês! Bora lá conferir a entrevista?

Qual a maneira correta de falar não?

A dica para os pais é é falar com firmeza e coerência quando imporem os limites, além de buscar sustentar o “não”. Como assim? Mantenha seu posicionamento, explique os motivo e, quando possível, ofereça alternativas. O que também ajuda muito nesta fase de aprendizagem é a forma com que os pais reagem aos diversos tipos de comportamentos de frustação da criança. Eles devem fazê-las entrar em contato com a consequência dos seus atos e responder por eles.

Colocar limites é um trabalho de educação diário que exercita também a paciência e o controle às frustrações dos próprios pais. Os pais precisam aprender a fazer uma avaliação de si mesmos, refletindo se estão sendo coerentes nos limites e se não confundem a criança como quando oras falam sim e oras falam não para situações semelhantes sem explicações claras.

Ensinar os limites não é apenas dizer não, mas também estimular a criança a fazer escolhas com responsabilidades.

Já li em alguns artigos que é importante falar não acompanhado de uma explicação. Isso é verdade? Fico pensativa porque se eles (no caso de bebês) não entendem a explicação, qual o sentido de falar?

É sempre bom explicar o motivo do não usando uma linguagem adequada à idade. O diálogo e a clareza na informação são essenciais. Os adultos tendem a subestimar a inteligência infantil! Acredite e confie que se você se impuser adequadamente, tiver embasamento e a criança confiar na figura do adulto, ela irá compreender sim. Porém a aprendizagem e educação fazem parte de um processo e não somente de um único evento/situação. Sempre justifique a restrição, mas para isso nem sempre a palavra não precisa ser necessária, por exemplo: Você pode dizer: “Você poderá sim comer chocolate, mas após o almoço, pois ele será sua sobremesa”, no lugar de “Você não pode comer chocolate agora”.

Quando os pais não explicam aos filhos, estes ficam sem nenhum referencial, possibilidade de compreensão das normas sociais, podem fantasiar os motivos, e muitas vezes entenderão como uma punição, o que pode trazer complicações para o relacionamento parental e dificuldades emocionais mais para frente.

Como as crianças na fase de 1 ano interpretam a palavra não?

Com um ano de idade a criança ainda possui o que chamamos de pensamento mágico, entende que ela e o mundo são a mesma coisa e mostra muita urgência em suas demandas. Ela não sabe ainda esperar e controlar seus anseios pois seu cérebro está em desenvolvimento (crescimento) e amadurecimento (ganho de novas funções), não tendo muita capacidade ainda para lidar com as frustrações. Sua necessidade de satisfação tem que ser imediata e assim deve ser, mas isso não quer dizer que os pais devam permitir tudo, como por exemplo: puxar cabelo, beliscar, apertar, e outros. Nestas situações, os pais podem impedir a ação da criança, segurar o bracinho quando for puxar o cabelo e começar a verbalizar:  “Não! Assim machuca a mamãe! Não vou deixar!”. Como a linguagem nesta idade ainda é recente e nova, usam formas de comunicação já aprendidas para expressarem suas angústias e frustrações, como o choro e agitação .

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