terça-feira, 5 de maio de 2015

Conheça algumas técnicas de relaxamento especiais para mamães e bebês




Shantala, Musicoterapia e Ôfuro relaxam e proporcionam interação entre os pais e a criança

Os laços afetivos são construídos desde o período de gestação entre mãe e bebê. Após o nascimento ele se fortalece com o toque, contato e carinho transmitido através de inúmeras maneiras. Algumas técnicas podem ser usadas como excelente artifício para fortalecer esse vínculo e comunicar o amor aos pequenos.

Shantala
A massagem originária da Índia proporciona ao bebê o relaxamento em toda musculatura, ele dorme melhor e alcança a sensação de bem-estar. A técnica auxilia também no sistema imunológico, respiratório, desenvolvimento neuropsicomotor, alívio de cólicas, gases e prisão de ventre.

Para a psicóloga Raquel Benazzi, idealizadora do projeto Núcleo Corujas, essa atividade ajuda a mamãe a ter mais interação com o bebê “O toque afetivo, o equilíbrio físico-mental-emocional. Além da criança ter a sensação de ser amada e protegida”, é um momento onde ambos estão totalmente ligados, e deve ser vivenciado com prazer, sem preocupações, acrescenta.

O bebê começa a ter consciência corporal com mais facilidade, afinal com os estímulos é possível ter ideia do seu tamanho, força, flexibilidade, passa a reconhecer onde está, o que é, o espaço que ocupa, como são os pés, mãos, pernas, bracinhos e todas as partes corpo.

“O bebê é um espelho dos pais e irá refletir no seu corpo e em seu comportamento tudo o que sente e percebe. Por isso, não é indicado fazer a Shantala se os pais estiverem agitados, irritadiços, ansiosos, tristes, raivosos ou preocupados”, completa a especialista.

Cuidados Diários
Outras atividades rotineiras com o bebê podem proporcionar momentos de interação e afeto, como o banho. A mãe também pode massagear o filho, conversar, cantar e perceber seus movimentos na água. Na troca de fralda é possível brincar com o bebê, para o momento parecer algo prazeroso, onde existe a troca de olhar e carinho. Na amamentação, a mãe pode cantar músicas suaves, escolher um ambiente quente e silencioso, tocar carinhosamente as partes do corpo ao falar o quanto ele é querido e amado.

A psicóloga Luciana Romano, idealizadora do projeto Núcleo Corujas, afirma que não há regras definidas, é interessante que a mamãe e o papai construam com o bebê a sua própria forma de interação. “Algumas dicas são muito valiosas, os exercícios com água, por exemplo, fazem o bebê lembrar-se do útero materno, e isso proporciona relaxamento e também auxilia no desenvolvimento da criança”, destaca.

Ofurô
O banho de Ofurô (ou banho no balde) oferece uma contenção que remete à experiência intra-uterina e simula a sensação de aconchego da barriga da mamãe. É semelhante ao ambiente em que ele já estava acostumado e numa posição que ele já conhece, deixando-o mais tranquilo, calmo e relaxado.

Este banho pode ser feito desde o nascimento e, geralmente, o bebê tem mais aceitação que o banho tradicional, fica mais tranquilo e chora menos. Nesse momento, a mãe promove apoio ao pequeno que sente seu corpo relaxado e assim, passa sensações positivas e de tranquilidade. O banho pode utilizar ervas, com camomila e calêndula que ajudam no processo e é aconselhável ficar em uma posição confortável e manterem-se um de frente para o outro.

Musicoterapia

Método de terapia de relaxamento que faz o bebê perceber a música desde a gestação, sons que o confortem. “A melodia deve ser calma e o som baixo, como música ambiente. Enquanto escutam, cante pra ele e tenha um momento de interação, carinho, massagem, troca de olhares, é necessário deixar fluir esse momento”, conclui Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário