terça-feira, 31 de março de 2015

Confira dicas para visitar recém-nascidos!


Por: Raquel Benazzi e Luciana Romano

Quando nasce o bebê tão esperado pela família, todo mundo fica ansioso para conhecê-lo. Este é um momento bastante feliz, mas acompanhado de muitas mudanças para família, por isso, existem algumas regrinhas básicas de etiqueta que são de bom gosto se forem seguida.

A experiência do pós-parto e a vivência na maternidade são muito particulares, os sentimentos suscitados são diversos. Entretanto, geralmente, após o parto a mulher sente-se muito cansada e indisposta, por isso visitas são bem-vindas após um tempo do parto, pelo menos umas 6 horas depois.

Para a mamãe e o papai:
Escolham juntos quem vocês querem na maternidade, na hora do parto e no quarto. Também já deixem claro para amigos e familiares qual o seu desejo: receber visita na maternidade ou em casa. Normalmente prefere-se na maternidade, pois em casa a rotina de adaptação é longa e intensa.
Mãe, avise o papai para ficar com o celular e receber as ligações, ele fará o papel de anfitrião e dará os recados para os visitantes sobre os desejos de vocês.

Aos visitantes:
Há algumas regras básicas, mas respeite o desejo dos pais na hora da visita:

1. Sempre avisem quando irão visitar e peçam permissão para isso, às vezes o dia não é ideal para visitas.

2. Não vá muito tarde, pois o bebê e mamãe estão em período de adaptação.

3. Não peça para acordar o bebê, o sono dele auxilia no desenvolvimento, crescimento e na digestão.

4. Faça visitas curtas, lembre-se que a mãe e o pai estão cansados e precisam de tempo familiar para isso.

5. Não pegue o bebê no colo sem autorização, mas se tiver intimidade, ou se os pais permitirem poderá auxiliar nos cuidados para aliviar as tensões.

6. A hora da mamada é sagrada, não atrapalhe esse momento, deixe a mãe a sós com o bebê para fortalecimento do vínculo e intimidade.

7. Não pegue o bebê se você estiver com cheiros fortes: perfume e principalmente cigarro. Caso esteja com cheiro forte e quiser pegar o bebê, utilize uma fraldinha para pegá-lo e coloque-a em sua roupa onde o bebê for encostar, ou leve uma roupa para trocar.

8. Só tire fotos se for do consentimento dos pais, isso pode parecer uma exposição ou invasão de privacidade.

9. Não passe a barba no bebê e tome cuidado com os beijos, a pele dele é muito sensível e pode irritá-lo.

10. O mais importante: Sempre lave bem as mãos antes de pegar o bebê ou brincar com ele, higiene com recém-nascido é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário